Erros Terríveis Que Você Pode Estar Cometendo Em Plano De Marketing

Como elaborar um bom plano de marketing para seu negócio atrair cada vez mais clientes e ampliar branding, ter mais leads e vender muito mais!

O que é um plano de marketing? 

O plano de marketing é um documento muito importante para a condução das estratégias de marketing de uma organização.
É importante, pois é um guia de direção e orientação do trabalho de equipe, é desenvolvido de maneira que estabelece o compromisso com objetivos e metas e é, também, um instrumento de avaliação de resultados.
Victoria Jones afirma que um plano de marketing é “um documento estratégico corporativo por meio do qual diversos fatores são considerados e sintetizados, alternativas são avaliadas e decisões são tomadas”. A mesma autora destaca três propósitos em um plano de marketing. São eles: roteiro, relatório e ferramenta de persuasão.
Ele é um roteiro, pois fornece à equipe de marketing objetivos específicos para serem atingidos e as formas de como alcançá-los.
Um plano bem elaborado deve dizer às pessoas ligadas à área de marketing o que cada uma delas deve fazer, quando e com quais recursos. Se uma nova equipe assume as funções, o plano pode dar as diretrizes para que possam se inteirar rapidamente dos acontecimentos e, assim, continuar o trabalho que vinha sendo desenvolvido.
É um relatório no momento em que desempenha uma tarefa informativa, sendo utilizado para coordenar os diversos departamentos da empresa, para informar à gerência sobre as atividades do departamento e, também, para manter um registro histórico.
E, como ferramenta de persuasão, o plano tem o papel de vender ideias do departamento de marketing para pessoas com recursos que podem ajudar na obtenção dos objetivos corporativos. O plano de marketing, com o plano de negócios, pode ser utilizado para atrair investimentos. Um bom plano não deve apenas relatar fatos, mas também ser persuasivo com argumentos que convençam seus leitores, com justificativas sólidas e projeções de resultados desafiadores.

O que é um Plano de Marketing?

Um plano de Marketing é o planejamento das ações de Marketing de uma empresa a fim de alcançar um determinado objetivo. O planejamento pode ser voltado para a marca, para um produto específico ou para um serviço oferecido pela empresa. Esse plano guiará as ações estratégicas do negócio.

As melhores estratégias de Marketing

Não existe um passo a passo perfeito a ser seguido para a criação de um plano de Marketing.
Porém, existem etapas que fazem parte de todos os bons planos! Acompanhe para conhecer mais sobre cada uma delas.

Fazer o planejamento

O planejamento é o primeiro passo para a elaboração de um bom plano de Marketing.
Por meio dele serão definidos os objetivos e as metas a serem atingidas com a elaboração e execução do plano de Marketing.
Para facilitar a conquista dos objetivos definidos, é interessante elaborar um resumo do plano de Marketing para que a equipe se concentre no resultado desejado.
A falta de planejamento é uma característica comum a todos os planos de Marketing que não cumprem os seus objetivos,simplesmente porque, sem saber o que precisa ser feito, fica muito mais difícil fazer algo de fato.
O planejamento é tão importante que é comum existirem times especializados para cuidar dessa parte. Portanto, faça o melhor planejamento que você puder!

Realizar a análise do segmento em que a empresa está inserida

Antes de iniciar o desenvolvimento de um plano de Marketing, a empresa precisa conhecer todos os fatores (internos ou externos) que influenciam a área onde ela está inserida, saber qual é a situação do seu produto ou serviço no mercado e dominar as reais capacidades (pontos positivos e negativos) do negócio perante o mercado.

Defina as suas estratégias e as ações a serem tomadas

É importante definir o objetivo de criar o plano de Marketing para a empresa, pois é por meio dele que serão estabelecidas as estratégias e ações a serem adotadas.
Procure estabelecer objetivos e metas realistas, de forma que a sua empresa possa crescer de maneira paulatina e atinja os índices desejados.
As ações de Marketing devem estar associadas aos objetivos e metas traçadas, por isso é importante ter total conhecimento do mercado para não fazer investimentos ou ações sem necessidade ou desproporcionais à realidade vivida pela empresa.
A análise de ambiente, além de ser o primeiro passo do Plano de Marketing, resume todas as informações pertinentes à empresa.
O ambiente externo que a envolve e a influencia de maneira positiva ou negativa é composto pelos concorrentes, consumidores, fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, legais, tecnológicos. Quando analisamos esses fatores, estamos analisando as
ameaças e oportunidades do negócio.
O ambiente interno da empresa também deve ser levado em consideração na análise,
pois envolve aspectos fundamentais sobre o seu bom ou o mau funcionamento, como
os equipamentos disponíveis, a tecnologia, os recursos financeiros e humanos utilizados, os valores e objetivos que norteiam as suas ações. A partir daí, consegue-se ter
uma visão maior das forças e fraquezas que também poderão afetar positiva ou negativamente o desempenho da sua empresa.

Partes de um plano de marketing

Não há dois planos de marketing totalmente iguais. Entretanto, é importante seguir uma estrutura básica que irá oferecer os passos mínimos de um plano.
O plano pode ser dividido em cinco capítulos: situação; objetivos; marketing estratégico; marketing tático; ação, implementação e controle.
  • Situação — momento de fazer uma apresentação do plano com suas principais características, localizando o leitor no tempo e no espaço. É oportuno mostrar qual ou quais forças macroambientais estão oferecendo uma oportunidade para
    a concretização do plano.
  • Objetivos — os objetivos de marketing devem seguir três características:
    ser mensuráveis, identificáveis no tempo e de fácil compreensão, não deixando duplas interpretações.
  • Marketing estratégico — momento de tirar uma foto do mercado e do consumidor e, também, estabelecer um posicionamento. Na primeira parte, com base nos estudos sobre o comportamento do consumidor e o processo de compra,
    é necessário descrever tudo sobre o consumidor do produto/serviço. 
    Em seguida, fazer um relato histórico do mercado, mostrando em que fase do ciclo de vida o produto/serviço se encontra. Com base nos 4 Ps, descrever cada um
    dos seus concorrentes, ou seja, uma descrição total dos produtos concorrentes, 
    de seus preços, de suas promoções e suas distribuições. Por último, 
    não se esqueça, é preciso descrever um posicionamento para seu produto, diferente dos concorrentes.
  • Marketing tático — agora sim vamos criar bastante. Novamente, utilizando os
    4 Ps, vamos preparar as ações táticas referentes ao seu produto. Importante: na seção anterior a tarefa era descrever os 4 Ps do mercado, agora, o objetivo é fazer os 4 Ps do seu produto!! É aqui que ficará registrada a maneira como a equipe de marketing atingirá seus objetivos.
  • Ação, implementação e controle — a ação corresponde a todas as atividades que deverão ser postas em práticas para que o plano entre em funcionamento, incluindo seu orçamento. Já a implementação e o controle, como possuem uma função importante, serão descritos nas seções seguintes.

Dicas De Plano De Marketing Para Cair Seu Queixo Com Resultados

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